sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween


A história do Halloween (resumo da pesquisa)


No século V DC, na Irlanda Celta, o verão oficialmente terminava a 31 de Outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo Celta. O Halloween marca o fim oficial do Verão e o início do ano-novo.

Celebrava-se também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o Inverno, o início do período de regresso dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para os possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única oportunidade de vida após a morte, crendo em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam nos seus bairros, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir (Panati).


A Festa Halloween de hoje nada tem a ver com a celebração de séculos passados. Com o passar dos anos e a mistura de outras culturas, foram adicionados a comemoração elementos como bruxas, abóboras, morcegos, etc.
Nos países onde a Festa Halloween é celebrada anualmente há a tradição das crianças sairem pelas ruas visitando cada morador e a dizer: "trick or treat", “doce ou travessura”, ou seja a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura! Esta tradição nasceu na crença de que os duendes nesta noite vinham pregar ‘partidas’ nas pessoas, e para que eles não fizessem grandes estragos as pessoas deixavam doces e guloseimas na porta de suas casas.


Sem comentários: