quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Faz hoje 65 anos...

Foi no dia 27 de Janeiro de 1945 que o exército soviético chegou ao complexo de extermínio, de Auschwitz - Birkenau. À entrada encontrou uma inscrição que dizia: "O Trabalho Liberta".
Os campos de extermínio foram usados pelo exécito nazi para eliminar todas as pesooas que quiseram: mais de 1 milhão de judeus, para além de outras pessoas, como ciganos, doentes, comunistas, soviéticos, etc.
Foram encontrados 7 mil sobreviventes, em condições sub - humanas, com um peso que variava entre os 23 e os 35 Kg. Também foram encontrados milhares de objectos pertencentes a quem teve o azar de lá ir parar, como sapatos, objectos de ouro, dentes, toneladas de cabelo ensacado, etc.
Nas câmaras de gás, grande parte dos presos foram assassinados , chegando a ser mortas 2500 pessoas de cada vez, que depois eram enterradas em valas comuns ou queimadas nos fornos crematórios.


Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polónia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão, comandado por Adolf Hitler, construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polónia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares.

Os três campos principais eram:

Auschwitz I - Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram perto de 70.000 intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos.
Auschwitz II (Birkenau) - Era um campo de extermínio onde morreram aproximadamente um milhão de judeus e perto de 19.000 ciganos.
Auschwitz III (Monowitz) - Foi utilizado como campo de trabalho escravo para a empresa IG Farben.
O número total de mortes produzidas em Auschwitz-Birkenau está ainda em debate, mas estima-se que entre um milhão e um milhão e meio de pessoas morreram ali.

É importante lembrar estas datas para que tais atrocidades nunca se repitam.

Imagens dos campos de extermínio
Auschwitz Hoje

Sem comentários: