quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Mundial da Música

A música é frequentemente um recurso no trabalho com crianças com necessidades educativas de carácter permanente. Seja para trabalhar a motricidade (com a expressão corporal) seja para criar um certo ambiente desejado, quase todos os professores e técnicos de educação especial recorrem à música. Os seus beneficios são evidentes como seja no caso de crianças com perturbações do espectro do autismo (vulgo autistas).
"De acordo com a definição da FEDERAÇÃO MUNDIAL DE MUSICOTERAPIA (WFMT),  a Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que ele(s) recupere as suas funções, desenvolva(m) o seu potencial e adquira (m) melhor qualidade de vida.
A intervenção envolve actividades musicais que podem ser feitas individualmente ou em grupo, num processo planificado e continuado no tempo, levado a cabo por profissionais com formação específica.
A Musicoterapia destina-se especialmente a pessoas com problemas de relacionamento, comunicação, comportamento e integração social, podendo ser aplicada a idosos, adultos, adolescentes, e crianças em instituições de saúde física e mental, educação, intervenção comunitária e reabilitação" in http://musicoterapia.com.sapo.pt/


 A música pode estar em todos e em todo o lado. Melendez é portador de uma deficiência mas isso não o impede de se dedicar à música: não tem braços mas toca guitarra com os pés.


Tony Melendez - Let it be

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ainda a hiperactividade

No site educare (Educare TV) Adriana Campos, psicóloga de um agrupamento de escolas fala de hiperactividade.

Folheto da Educação Especial do Agrupamento - Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)

No mês de Outubro o tema do folheto da educação especial será a Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA).
Um dos objectivos da existência deste Blog é a disponibilização de informação sobre as várias problemáticas da educação especial. Para isso, faremos uma pesquisa sobre o tema do mês e colocaremos os vários links de acesso a outros sítios ou blogs que complementem a informação prestada.
Na coluna da direita deste blog encontram os temas da educação especial.

Folheto:

http://www.scribd.com/share/upload/16241214/b5scjrybw1gw716e8lh


Os documentos estão alojados no scribd. Podem fazer o download mas devem registar-se.

As nossas primeiras aventuras no mundo da culinária

No dia 29 de Setembro iniciámos a culinária, de acordo com o CEI (Currículo Específico Individual) das meninas do 5º e 6º ano.
Para a realização das actividades desta área necessitámos de um forno (que é propriedade da escola) e tivemos a ajuda da Profª M. de EVT que ajudou na organização do espaço.
Começámos por cozinhar uma bôla e, acreditando no que nos foi dito, iniciámos muito bem porque a referida estava muito boa.
Enquanto a bôla esteve no forno, as meninas fizeram o registo escrito da receita no quadro e nos cadernos diários. Em casa vão fazer com ajuda das mães.
Depois de pronta e fria.....foi comida. Aqui ficam algumas fotos destas primeiras aventuras culinárias.



A bôla ainda no forno




O registo da receita no quadro.



Já prontinha a ser comida.



Reutilizar

No âmbito da programação da educação especial para alunos com Currículo Específico Individual, reutilizámos embalagens de sumo / leite, etc. e fizemos uns porta - moedas e porta - notas para consumo próprio (ou seja, para nós). Concluímos que podemos reutilizar alguns materiais e transformá-los em produtos úteis e bonitos.
Aqui ficam algumas fotos deste trabalho.

Pacotes vazios e lavados



Os nossos porta - moedas e porta - notas.