quinta-feira, 3 de maio de 2012

Informações- Provas e Exames

Informações sobre Provas de Aferição (1º CEB), Provas Finais (2º e 3º CEB) e Exames Nacionais (Secundário):



Ver na barra lateral do lado direito - Documentos de Apoio

Visita de estudo à Quinta da Paiva


No dia 18 de abril, os alunos das salas arco íris do Agrupamento de escolas de Penacova juntamente com as professoras e a assistente social, realizaram uma visita de estudo ao Parque Biológico da Serra da Lousã - Quinta da Paiva.
Visitámos as espécies animais e vegetais e os vários ateliers existentes. Por fim almoçámos no restaurante "Museu da Chanfana".



"O projecto Parque Biológico da Serra da Lousã resulta de uma parceria entre a Fundação ADFP e o Município de Miranda do Corvo.
"Em 2007 este projecto obteve o 1º Prémio do Concurso Nacional para o European Enterprise Awards (Prémio Internacional de Empreendedorismo), na Categoria de Investimento Humano, atribuído pelo Ministério da Economia / IAPMEI.
Pretende-se um projecto sustentável em termos económicos e ambientais e que aposta na coesão social. O objectivo é criar emprego e actividades ocupacionais para pessoas vítimas de exclusão, desempregados de longa duração, deficientes ou doentes crónicos, integrando, promovendo a igualdade e a dignidade humana, incentivando a biofilia e a paixão pela natureza.

A Fundação ADFP está a desenvolver o projecto “≠ = Mente” visando a integração da pessoa com doença mental grave, para o qual, o meio natural da Quinta da Paiva, associado aos animais do Parque Biológico da Serra da Lousã, cria um ambiente protegido, naturalmente integrado. Os trabalhos realizados no Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais (olaria, tapeçaria, cestaria e vime) são oportunidades de integração de pessoas com diversos tipos de deficiência ou doença crónica.




O Centro Hípico para além de uma actividade lúdica e desportiva, gera postos de trabalho no tratamento de cavalos, promove a hipoterapia e a equitação adaptada. A prova de sucesso é um cavaleiro deste Centro Hípico ter representado Portugal em Atenas em 2004, a primeira representação nacional em provas equestres nos jogos paralímpicos.
Aqui o visitante não só pode divertir-se, aprofundar a biofilia, apaixonar-se pela natureza, aprendendo a valorizar o ambiente, como apoiar um projecto que integra trabalhadores deficientes, associando a ecobiótica a fins terapêuticos como a hipoterapia com portadores de deficiência e a terapia ocupacional com pessoas com doença mental.
O visitante goza o prazer do conjunto turístico, onde há um restaurante museu vivo da gastronomia regional - Restaurante Museu da Chanfana, apoiando um inovador projecto de combate a pobreza, criando emprego para pessoas excluídas.
A Fundação ADFP, a entidade proprietária, é uma instituição privada de solidariedade social, sem fins lucrativos, muitas vezes elogiada como exemplo de boas práticas, que aposta na integração dos diferentes grupos e no convívio inter-gerações."
"O Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL) é uma proposta multifacetada na oferta turística associando a educação ambiental ao enaltecimento de valores e tradições culturais da região. Situado em Miranda do Corvo, possui 12 hectares, sendo 7 de área florestal e 5 de área agrícola. Localiza-se próximo da EN 17-1 e da Estrada Nacional 342, a alguns minutos do centro da vila.

O Parque Biológico da Serra da Lousã integra um Centro de Informação, Parque de Vida Selvagem, Quinta Pedagógica, Labirinto de Árvores de Fruto, Roseiral, Centro Hípico, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato e Restaurante Museu da Chanfana.
Na proximidade do PBSL existe uma zona gerida pelo Município de Miranda do Corvo que integra um Parque Desportivo com campos de jogos em areia e circuito de manutenção e de Lazer com piscina ao ar livre, parque de merendas e parque infantil.
Trata-se de um complexo turístico que visa a utilização sustentada dos recursos naturais através de actividades de recreio e lazer, assente no equilíbrio de três eixos fundamentais: o económico, o social e o ambiental.
Geologicamente a Quinta da Paiva (conjunto da zona do PBSL e a do Município) é predominantemente formada por arenitos, conglomerados, xistos e grauvaques e constituída por solos com pouca profundidade, denominados cambissolos, que se encontram ainda em processo de desenvolvimento, apresentando uma fertilidade natural mediana.
A sua flora reúne um conjunto de 88 espécies, entre árvores, arbustos e herbáceas. De salientar a vegetação ribeirinha, nomeadamente a presença de amieiros (Alnus glutinosa), salgueiros (Salix atrocinerea e Salix fragilis) e freixos (Fraxinus angustifolia e Fraxinus ornus).
A Quinta foi palco de uma economia agro-pastoril que motivou, durante séculos, o modo de vida das populações desta região, com estruturas representativas dessa vida comunitária, nomeadamente caminhos vicinais, muros de pedra xistosa, casa do caseiro, rio, açude, levada, moinho de água e engenhos de rega.
Neste sentido, o espaço contempla um ecomuseu onde exemplares de engenharia agrícola, hidráulica e eólica poderão funcionar como aulas vivas de etnofísica e etnomatemática, ligando a tecnologia à história."

Informações recolhidas em http://www.quintadapaiva.pt/




quarta-feira, 2 de maio de 2012

Continuamos a pôr "mãos à obra"

Na sala arco íris da EBI de SPA, o projeto continua.....
Ingredientes: muita criatividade + cápsulas de café Nespresso = ...aguardem.




25 de abril

Hoje temos, na EBI de SPA, uma palestra subordinada ao tema  "O 25 de abril de 1974 - 38 anos depois", com a presença do General Monteiro Valente, um capitão de abril.












Esta iniciativa é dinamizada pelos professores de História e Geografia de Portugal e História da EBI de SPA.