quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia da Bengala Branca


O Dia Mundial da Bengala Branca é o dia consagrado à orientação e mobilidade no processo de reabilitação e integração da pessoa com deficiência visual. Actualmente graças à aprendizagem é habitual ver deficientes visuais utilizar uma bengala branca para se movimentar nas ruas, atravessando-as, entrando nos transportes públicos, etc. Através de uma aprendizagem específica a pessoa cega utiliza a bengala em conjunto com os seus demais sentidos. A utilização da Bengala branca tem essencialmente duas técnicas: a técnica dos dois toque e a técnica em cruz. Este uso permite criar pontos de referência que o ajudam a identificar determinados locais, como por exemplo: um sinal de trânsito, um declive, mudança de piso, saliência numa parede, etc.
Um dos objectivos da comemoração do Dia Mundial da Bengala Branca é o de motivar e encorajar outras pessoas com problemas visuais a utilizar a bengala.
A Bengala branca significa que o seu portador foi reabilitado, ou seja usa-a segundo as técnicas aprendidas. A Bengala branca é o símbolo internacional da pessoa com deficiência visual. 

As professoras de educação especial da EBI de SPA dinamizaram, conjuntamente com a Biblioteca Escolar e as turmas 7ºA e 8ºB, uma atividade de sensibilização para a importância das ajudas (bengala branca, braille, cão- guia...) na autonomia dos cegos.
As fotos desta atividade podem ser vistas aqui.