quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Faz hoje 65 anos...

Foi no dia 27 de Janeiro de 1945 que o exército soviético chegou ao complexo de extermínio, de Auschwitz - Birkenau. À entrada encontrou uma inscrição que dizia: "O Trabalho Liberta".
Os campos de extermínio foram usados pelo exécito nazi para eliminar todas as pesooas que quiseram: mais de 1 milhão de judeus, para além de outras pessoas, como ciganos, doentes, comunistas, soviéticos, etc.
Foram encontrados 7 mil sobreviventes, em condições sub - humanas, com um peso que variava entre os 23 e os 35 Kg. Também foram encontrados milhares de objectos pertencentes a quem teve o azar de lá ir parar, como sapatos, objectos de ouro, dentes, toneladas de cabelo ensacado, etc.
Nas câmaras de gás, grande parte dos presos foram assassinados , chegando a ser mortas 2500 pessoas de cada vez, que depois eram enterradas em valas comuns ou queimadas nos fornos crematórios.


Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polónia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão, comandado por Adolf Hitler, construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polónia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares.

Os três campos principais eram:

Auschwitz I - Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram perto de 70.000 intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos.
Auschwitz II (Birkenau) - Era um campo de extermínio onde morreram aproximadamente um milhão de judeus e perto de 19.000 ciganos.
Auschwitz III (Monowitz) - Foi utilizado como campo de trabalho escravo para a empresa IG Farben.
O número total de mortes produzidas em Auschwitz-Birkenau está ainda em debate, mas estima-se que entre um milhão e um milhão e meio de pessoas morreram ali.

É importante lembrar estas datas para que tais atrocidades nunca se repitam.

Imagens dos campos de extermínio
Auschwitz Hoje

domingo, 24 de janeiro de 2010

Folheto da Educação Especial SPA

Aqui está a hiperligação para o folheto da Educação Especial de SPA sobre as Perturbações do Espectro do Autismo (Janeiro de 2010).

Folheto de Janeiro- Perturbações do Espectro do Autismo

É hoje geralmente aceite que as perturbações incluídas no espectro do autismo, Perturbações Globais do Desenvolvimento nos sistemas de classificação correntes internacionais, são perturbações neuropsiquiátricas que apresentam uma grande variedade de expressões clínicas e resultam de disfunções do desenvolvimento do sistema nervoso central multifactoriais" (Descrição do Autismo, Autism-Europe, 2000)

A Tríade de Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)

As pessoas com autismo têm três grandes grupos de perturbações que se manifestam ao nível ao nível social, da linguagem e comunicação,do pensamento e comportamento.

Domínio social: o desenvolvimento social é perturbado, diferente dos padrões habituais, especialmente o desenvolvimento interpessoal. A criança com autismo pode isolar-se mas pode também interagir de forma estranha, fora dos padrões habituais.

Domínio da linguagem e comunicação: a comunicação, tanto verbal como não verbal é deficiente e desviada doa padrões habituais. A linguagem pode ter desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com autismo (estima-se que cerca de 50%) não desenvolvem linguagem durante toda a vida.

Domínio do pensamento e do comportamento: rigidez do pensamento e do comportamento, fraca imaginação social. Comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência em rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo.


Neste mês de Janeiro, o folheto da educação especial incide sobre as perturbações do espectro do autismo.
Actualmente já existe muita informação sobre esta problemática em sites, em livros, em documentos e em filmes.

Grande reportagem Sic - 31/08/2009
A palavra autista não quer dizer nada


Grande Reportagem Sic - 03/06/2008

Dois Mundos, Uma escola


Documentos que pesquisei ou que recolhi em trocas de materiais com outros colegas que trabalham ou trabalharam com crianças e jovens com estas perturbações:


Perturbações do Espectro do Autismo -Funcionamento Cognitivo ( Documento do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra /DREC)

Perturbações do Espectro do Autismo - Intervenção educativa (Equipa de Austismo da Região Centro)

Caracterização da Sindrome Autista (Pedro Miguel Lopes de Sousa e Isabel Margarida Silva Costa dos Santos -Texto do site psicologia.com.net

Autismo: A Díficil Arte de Educar (Patricía Schiewe Torres Moreira - Texto do site psiucologia.com.net)

Autismo - Guia Prático (Ana Maria S. Ros de Mello)

Perturbações do Espectro do Autismo - Alterações do Comportamento (o documento não tem autor identificado, mas presumo que seja da equipa de Autismo da Região Centro)

Perturbações do Espectro do Autismo - Comunicação (o documento não tem autor identificado, mas presumo que seja da equipa de Autismo da Região Centro). O documento está na horizontal.

Aprender a lidar com o autismo (Unidade de Autismo da Região Centro)

Autismo: do conceito à pessoa - Edgar de Gonçalves Pereira
Teacch - APPDA

Transtornos do espectro do autismo -Dr. Christopher Gillberg no site caleidoscópio.

Programa Son Rise



Autism Treatment Center of America –(Versão e Língua Portuguesa)- sobre o Programa Son Rise
http://www.autismtreatmentcenter.org/contents/languages/portuguese_version.php

Inspirados pelo Autismo (sobre o Programa Son Rise)
http://www.inspiradospeloautismo.com.br/


Método ABA

Autismo em Foco – link sobre Método ABA
http://autismoemfoco.googlepages.com/aba

Site da escola de autistas que usa o método ABA
http://www.centroabcreal.com/index.php/ino-topmenu-54


Método TEACCH

Educação Especial da Madeira_ link sobre o Método Teacch
http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/ProgramaTeacch/tabid/1259/Default.aspx

Profala (link sobre o Método Teacch)
http://www.profala.com/artautismo1.htm

EB1 do Luso (link sobre o Método Teacch)
http://www.eb1-luso.rcts.pt/teacch.htm


Sugestões de livros:

Várias sugestões em: http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/livros.ph

Compreender o Autismo, Sally Hewitt – Porto Editora
O Mundo da Criança com Autismo, Bryna Siegel - Porto editora
Mamã, aquilo é um ser humano ou um animal?, Hilde De Clercq, Intermédia books
A Síndrome de Asperger, Tony Attwood, Editorial Verbo