domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Animais

Muito podíamos aqui escrever sobre estes seres que ajudam à felicidade da nossa existência, mas salientamos três aspectos:
Todos sabemos, todos vemos, todos ouvirmos falar que há muitas pessoas que abandonam os seus animais. É uma realidade que persiste no nosso país e  sobre a qual apetece dizer algumas frases menos bonitas sobre o ser humano, o seu egoísmo, a sua completa desumanidade em abandonar um ser que apenas deseja que gostem dele. Dói na alma e no coração de quem gosta de animais ver como há donos que conseguem simplesmente abandonar o seu animal e ir embora …como se nada fosse.



Outro aspecto é a importância dos animais na vida das pessoas portadoras de deficiência. Para além do contacto, há as terapias que ajudam na reabilitação de portadores de várias deficiências: a hipoterapia (terapia com cavalos), asinoterapia (terapia com burros), terapia com cães de água portugueses, terapia com golfinhos, etc. Estas terapias têm comprovado a sua eficácia em crianças com perturbações do espectro do autismo, com trissomia 21, com paralisia cerebral e com hiperactividade

Por fim, queremos salientar a importância vital do cão – guia na autonomia das pessoas cegas. Estes animais ajudam os cegos a conseguirem ter uma vida própria com um emprego, nas deslocações e na sua vida pessoal. São os “olhos” do cego no seu dia – a – dia. A legislação portuguesa contempla a utilização de cães – guia através do Decreto-Lei N.º 74/2007.



Mais informação em:

http://www.cpuc.org.pt// - centro português de utilizadores do cão – guia;

http://escoladecaesguiasdemortagua.blogspot.com/2009/01/blog-post.html -Blog do agrupamento do Sátão sobre a escola de cães guia de Mortágua;

http://crapaa.blogspot.com/ - Caldas da rainha Associação protectora de Animais abandonados;


http://wecare4animals.blogspot.com/ - SOS animais.


Sem comentários: