Pablo Pineda, 34 anos, é portador de Trissomia 21 e fez história ao ser distinguido no Festival de San Sebastián 2009, no País Basco, com a Concha de Prata para melhor actor pelo desempenho em Yo También.
Não é a primeira vez que Pablo Pineda se converte no protagonista das notícias.
Em 1999 tornou-se no primeiro europeu com trissomia 21 a licenciar-se. É professor primário, trabalhou na Segurança Social, e em Março deu aulas numa escola de Córdoba. Agora está prestes a terminar a segunda licenciatura, em Psicopedagogia e prepara a prova de ingresso nos quadros do Ayuntamiento de Málaga, a sua cidade natal.
Protagonizar este filme é apenas mais uma faceta na vida de quem aceitou ser o porta-voz das pessoas com síndrome de Down, como explicou ao jornal espanhol El Mundo. "Há gente que não tem uma oportunidade na vida como a que eu tive. Fi-lo por eles", declarou. "Muitos psicólogos e educadores vão entender que uma pessoa com síndrome de Down pode aprender muito mais coisas do que se imaginou durante anos" , acrescentou o espanhol.
Em Yo También, de Antonio Naharro e Álvaro Pastor, Pineda é Daniel, um rapaz que se apaixona por uma mulher mais velha, interpretada por Lola Dueñas, que ganhou o galardão para melhor actriz.
Sem comentários:
Enviar um comentário