A Tríade de Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
As pessoas com autismo têm três grandes grupos de perturbações que se manifestam ao nível ao nível social, da linguagem e comunicação,do pensamento e comportamento.
Domínio social: o desenvolvimento social é perturbado, diferente dos padrões habituais, especialmente o desenvolvimento interpessoal. A criança com autismo pode isolar-se mas pode também interagir de forma estranha, fora dos padrões habituais.
Domínio da linguagem e comunicação: a comunicação, tanto verbal como não verbal é deficiente e desviada doa padrões habituais. A linguagem pode ter desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com autismo (estima-se que cerca de 50%) não desenvolvem linguagem durante toda a vida.
Domínio do pensamento e do comportamento: rigidez do pensamento e do comportamento, fraca imaginação social. Comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência em rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo.
Neste mês de Janeiro, o folheto da educação especial incide sobre as perturbações do espectro do autismo.
Actualmente já existe muita informação sobre esta problemática em sites, em livros, em documentos e em filmes.
Grande Reportagem Sic - 03/06/2008
Dois Mundos, Uma escola
Documentos que pesquisei ou que recolhi em trocas de materiais com outros colegas que trabalham ou trabalharam com crianças e jovens com estas perturbações:
Perturbações do Espectro do Autismo -Funcionamento Cognitivo ( Documento do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra /DREC)
Perturbações do Espectro do Autismo - Intervenção educativa (Equipa de Austismo da Região Centro)
Caracterização da Sindrome Autista (Pedro Miguel Lopes de Sousa e Isabel Margarida Silva Costa dos Santos -Texto do site psicologia.com.net
Autismo: A Díficil Arte de Educar (Patricía Schiewe Torres Moreira - Texto do site psiucologia.com.net)
Autismo - Guia Prático (Ana Maria S. Ros de Mello)
Perturbações do Espectro do Autismo - Alterações do Comportamento (o documento não tem autor identificado, mas presumo que seja da equipa de Autismo da Região Centro)
Perturbações do Espectro do Autismo - Comunicação (o documento não tem autor identificado, mas presumo que seja da equipa de Autismo da Região Centro). O documento está na horizontal.
Autismo: do conceito à pessoa - Edgar de Gonçalves Pereira
Autism Treatment Center of America –(Versão e Língua Portuguesa)- sobre o Programa Son Rise
http://www.autismtreatmentcenter.org/contents/languages/portuguese_version.php
Inspirados pelo Autismo (sobre o Programa Son Rise)
http://www.inspiradospeloautismo.com.br/
Método ABA
Autismo em Foco – link sobre Método ABA
http://autismoemfoco.googlepages.com/aba
Site da escola de autistas que usa o método ABA
http://www.centroabcreal.com/index.php/ino-topmenu-54
Educação Especial da Madeira_ link sobre o Método Teacch Profala (link sobre o Método Teacch) EB1 do Luso (link sobre o Método Teacch) Várias sugestões em: http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/livros.ph Compreender o Autismo, Sally Hewitt – Porto Editora
http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/ProgramaTeacch/tabid/1259/Default.aspx
http://www.profala.com/artautismo1.htm
http://www.eb1-luso.rcts.pt/teacch.htm
Sugestões de livros:
O Mundo da Criança com Autismo, Bryna Siegel - Porto editora
Mamã, aquilo é um ser humano ou um animal?, Hilde De Clercq, Intermédia books
A Síndrome de Asperger, Tony Attwood, Editorial Verbo
Sem comentários:
Enviar um comentário