quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bolo de maçã

Na EBI de SPA há várias árvores de frutos, maioritariamente macieiras. Hoje usámos algumas das "nossas" maçãs para fazermos um bolo, seguindo com o projeto "Oficina dos Sabores" da sala Arco Íris de SPA.


Receita

Ingredientes:

ovos - 6
açúcar - 300g
farinha tipo 55, sem fermento - 300g
manteiga - 300g (ou menos um bocadito)
maçãs - q.b.
nozes - q.b.
fermento - 1 colher de sobremesa







Preparação:
Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro. Juntam-se os ovos um a um e a farinha com o fermento. Bate-se bem.
 

 

Juntam-se as nozes picadas


Envolve-se a maçã  (depois de descascada e cortada aos pedaços) e passada por farinha.
 
 
Unta-se uma forma com margarina e polvilha-se com farinha.
 
 

 Coloca-se o bolo na forma. Vai ao forno, pré aquecido a 180º, durante aproximadamente 45 minutos.

 
 



 
 
 
 
Espeta-se um palito (ou espaguete) para verificar a cozedura. Retira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco e desenforma-se.



 
 
 BOM APETITE
 


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Doce de Figos

Na sala Arco Íris de SPA iniciámos o projeto "Oficina dos Sabores". A nossa primeira experiência foi a confeção de Doce de Figo.
Deixamos a receita que utilizámos e as fotos da atividade.

Receita:

Doce de Figos

Ingredientes:

-650 gramas de figos
-650 gramas de açúcar
-raspa de gengibre
-casca de limão
-1 pau de canela


Modo de preparação:
1-    Descascam-se os figos e partem-se aos bocados.
2-    De seguida, misturam-se os figos com o açúcar e deixa-se macerar durante duas horas.  
3-    Junta-se um pau de canela, raspa de gengibre e casca de limão.
4-    Vai a cozer em lume brando cerca de uma hora (até fazer ponto de estrada).
5-    Quando se retirar do lume, junta-se sumo de meio limão.
 
 
 
 
 
 




 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Visita aos CTT - Taveiro

No dia 8 de novembro de 2012, os alunos de CEI da EBI de SPA visitaram o Centro de Tratamento do Correio do Centro (Taveiro). Esta visita esteve incluída na área de Desenvolvimento Pessoal e Social, mais especificamente no estudo das atividades laborais.
Esta atividade contou com a colaboração da Câmara Municipal de Pencova (que nos transportou) e a visita foi orientada pelo Sr. Carlos Correia. Começámos por ver um filme sobre a atividade desenvolvida nos Centros de Tratamento do Correio; seguidamente visitámos as instalações do  Centro de Tratamento do Centro, acompanhados pelo Sr. Carlos que nos foi explicando como é feito o trabalho e qual a função das várias máquinas lá existentes.
Os alunos e professoras agradecem à Câmara Municipal de Penacova e aos CTT por nos terem proporcionado a realização desta atividade.
 
 
 
 

Mais fotos aqui

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tempo de Natal

Para ver mais fotos, clique na fotografia acima.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



"O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2012 é uma oportunidade para renovar nosso compromisso com a construção de sociedades inclusivas e acessíveis, incluindo especialmente pessoas com deficiências. 
Hoje, mais de um milhão de pessoas vive com alguma forma de deficiência. Elas estão mais sujeitas a sofrer com a pobreza e a discriminação e têm menos possibilidades de acesso a serviços sociais, pois sua situação dificulta que exerçam e lutem por seus direitos.
Devemos advogar sua dignidade, seus direitos e bem-estar como condições essenciais para a igualdade e a justiça. A deficiência é uma questão de desenvolvimento que devemos abordar para alcançar todos os objetivos acordados internacionalmente....."

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro de 2012.


Na EBI de SPA esta data foi assinalada com uma atividade organizada pelo PES ( Projeto de Educação para a Saúde) e que contou com a participação da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Figueira de Lorvão. Os alunos dos 4º, 6º e 7º anos puderam assistir a uma atuação musical do grupo CAOkistadores e de visualizar um filme sobre a atividade que esta associação desenvolve no nosso conselho.

As fotos podem ser vistas aqui

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia da Bengala Branca


O Dia Mundial da Bengala Branca é o dia consagrado à orientação e mobilidade no processo de reabilitação e integração da pessoa com deficiência visual. Actualmente graças à aprendizagem é habitual ver deficientes visuais utilizar uma bengala branca para se movimentar nas ruas, atravessando-as, entrando nos transportes públicos, etc. Através de uma aprendizagem específica a pessoa cega utiliza a bengala em conjunto com os seus demais sentidos. A utilização da Bengala branca tem essencialmente duas técnicas: a técnica dos dois toque e a técnica em cruz. Este uso permite criar pontos de referência que o ajudam a identificar determinados locais, como por exemplo: um sinal de trânsito, um declive, mudança de piso, saliência numa parede, etc.
Um dos objectivos da comemoração do Dia Mundial da Bengala Branca é o de motivar e encorajar outras pessoas com problemas visuais a utilizar a bengala.
A Bengala branca significa que o seu portador foi reabilitado, ou seja usa-a segundo as técnicas aprendidas. A Bengala branca é o símbolo internacional da pessoa com deficiência visual. 

As professoras de educação especial da EBI de SPA dinamizaram, conjuntamente com a Biblioteca Escolar e as turmas 7ºA e 8ºB, uma atividade de sensibilização para a importância das ajudas (bengala branca, braille, cão- guia...) na autonomia dos cegos.
As fotos desta atividade podem ser vistas aqui.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Simulacro de evacuação

Pouco passava das 9.30 quando se ouviu um toque da campainha...estranho...um toque longo seguido de vários toques curtos. Era o  toque de emergência...sinal da necessidade da evacuação da escola.
Todos saíram do edifício e dirigiram-se para o local de concentração: junto ao pavilhão desportivo.
Foi aí que soubemos que se tratava de um simulacro de incêndio para testar se as infraestruturas estão a funcionar corretamente e se a comunidade escolar está preparada para reagir, de forma adequada, numa situação de emergência real.
Na avaliação desta atividade conclui-se que foi positiva embora tenham sido detetadas algumas falhas que facilmente serão resolvidas, nomeadamente a existência de uma porta que não funcionou corretamente (embora não fosse uma porta de emergência) e da saída não ter sido tão ordenada como seria desejável.



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