"Querer é poder"
terça-feira, 1 de junho de 2010
Para todas as Crianças lerem...e os pais também.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia em que se pensa nos milhões de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950)
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Declaração Universal dos Direitos da Criança
Princípio 1º
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.
Fonte: Junior.te.pt
Comemorações do Centenário da Republica
No âmbito das comemorações dos 100 anos da Instauração da Republica, quer se comemoram este ano, os alunos do agrupamento de escolas de SPA desenvolveram trabalhos para participarem na actividade promovida pela Câmara Municipal de Penacova.
O anúncio dos trabalhos premiados será feito no dia 17 de Julho.
Trabalho da turma A do 6º Ano
Trabalho da turma B do 6º Ano
Parabéns aos alunos e professores envolvidos nestes trabalhos.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Dia Da Mãe
Ontem foi o Dia da Mãe e nós não nos esquecemos.
Como fizemos uma surpresa, não podíamos pôr aqui uma notícia porque as mães ficavam a saber.
Oferecemos às nossa mães porta - moedas feitos de embalagens de sumo ou de Iced - Tea. Assim continuámos a aplicar o que aprendemos no Dia da Terra, sobre reutilização de materiais.
Também fizemos um saco para colocar a prenda.
Cada um fez um desenho para a sua mãe e colámo-lo no saco da prenda.
Entregámos as prendas acompanhadas por muitos beijinhos.
Como fizemos uma surpresa, não podíamos pôr aqui uma notícia porque as mães ficavam a saber.
Oferecemos às nossa mães porta - moedas feitos de embalagens de sumo ou de Iced - Tea. Assim continuámos a aplicar o que aprendemos no Dia da Terra, sobre reutilização de materiais.
Também fizemos um saco para colocar a prenda.
Cada um fez um desenho para a sua mãe e colámo-lo no saco da prenda.
Entregámos as prendas acompanhadas por muitos beijinhos.
DIA DA MÃE
Mãe obrigado pelo amor
Eu te agradeço neste dia,
Todos os mimos que me dás
Com ternura e alegria.
Hoje eu digo a toda a gente
Que és o melhor que o mundo tem
Quando me abraças sou feliz.
Porque me amas e eu te amo querida mãe.
Quem deu a papa ao bebé?
Quem foi que limpou o rabinho?
Quem chorou lágrimas de amor?
Foi a Mãe com o seu carinho.
Hoje eu digo a toda a gente
Que és o melhor que o mundo tem
Quando me abraças sou feliz.
Porque me amas e eu te amo querida mãe.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
O nosso trabalho sobre o Dia da Terra
Ontem dedicámos o dia ao Planeta Terra.
Continuámos o tema do dia procurando imagens e músicas relacionada com o nosso Planeta; fomos para a internet e, a seguir, fizemos um filme com um programa chamado Windows Movie Maker. Não ficou muito bem à primeira vez, mas hoje continuámos e agora "está cinco estrelas" (diz o FR).
Como o video ficou muito longo, tivemos que o dividir em duas partes porque o Youtube não o aceitou.
Esperamos que gostem do nosso trabalho (diz a prof.)
Continuação
Como o video ficou muito longo, tivemos que o dividir em duas partes porque o Youtube não o aceitou.
Esperamos que gostem do nosso trabalho (diz a prof.)
Continuação
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Um Mundo Maravilhoso
Fizemos uma pesquisa na net e encontrámos este trabalho feito por alunos de uma escola.
E esta música universal de homenagem ao nosso Mundo
E esta música universal de homenagem ao nosso Mundo
Dia da Terra
O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o foi criada a Agência de Protecção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à protecção do meio ambiente.
Os grupos ecologistas utilizam esta data como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas e o esgotamento de recursos não renováveis.
Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das actividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufacturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a protecção de espécies ameaçadas.
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.
Hoje vamos dedicar o nosso dia de trabalho na E.E., ao nosso planeta.
Aqui fica um video com uma importante mensagem. Leiam e pensem no futuro que querem para todos nós.
Hoje vamos dedicar o nosso dia de trabalho na E.E., ao nosso planeta.
Aqui fica um video com uma importante mensagem. Leiam e pensem no futuro que querem para todos nós.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
25 de Abril
Hoje falámos sobre a história da revolução do 25 de Abril. A professora contou-nos o que era a Ditadura e como vivia o povo antes da revolução. Também ouvimos a história da noite de 24 para 25 de abril; as senhas na rádio, os soldados na rua, os cravos e, por fim, a tão desejada Liberdade.
Ouvimos duas músicas relacionadas com esta importanmte data da História de Portugal: "E depois do Adeus" de Paulo de carvalho e "Grândola, vila morena" de Zeca Afonso.
Agora vamos fazer um trabalho sobre este assunto.
A 1ª senha, para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas, foi dada por João Paulo Dinis aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa:
«Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois do Adeus ...».
De seguida ouvimos a canção que é o hino da Revolução dos Cravos
A 2ª senha, para continuação do golpe foi dada pela canção Grândola, Vila Morena, de José Afonso, gravada por Leite de Vasconcelos e posta no ar por Manuel Tomás, no programa Limite da Rádio Renascença, à meia-noite e vinte, sendo antecedida pela leitura da sua primeira quadra.
Grândola, Vila Morena foi composta como homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde no dia 17 de Maio de 1964, «Zeca» Afonso actuou.
Depois, fez-se a leitura de poemas da autoria de Carlos Albino, jornalista do República e colaborador naquele programa, que, a pedido de Álvaro Guerra e do comandante Almada Contreiras, tinha ficado incumbido de enviar senhas para sincronizar o golpe do MFA.
Grândola, Vila Morena
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra d’uma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
terça-feira, 23 de março de 2010
Comemoração do Dia da Árvore
Os alunos do 1º CEB decoraram duas árvores com poemas e textos alusivos ao Dia da Árvore. Este trabalho está integrado nas diversas actividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Penacova que têm como objectivo a sensibilização para a importância da floresta e para os comportamentos adequados a adoptar.
Os alunos do 1º CEB foram a Penacova, no dia 22 de Março, para participarem na actividade "Um dia na Floresta com o Eurico"
Dia da Poesia
Ontem foi o Dia da Poesia e a BE/CRE assinalou a data com várias iniciativas.
A Biblioteca foi decorada para receber a Primavera e admirar a poesia.
No espaço exterior foi feito o "estendal da poesia" no qual foram "pendurados" vários poemas.
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