quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia do Pai

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"A origem do dia do pai remonta à antiga Babilónia, e tem mais de 4 mil anos, quando um jovem de nome Elmesu utilizou argila para moldar um cartão desejando sorte e saúde ao seu pai.
Este foi o primeiro acto simbólico para o dia do pai.Contudo foi nos Estados Unidos que o este dia foi tornado oficial e difundido para outros países.
Em 1909, Sonora Louise, uma jovem de Washington, decidiu homenagear o pai, um veterano da Guerra Civil, que depois da morte da mulher criou sozinho os 6 filhos numa pequena quinta.
Passados alguns anos, Sonora percebeu a força e a importância que o seu pai desempenhou na formação daquelas crianças, redigindo uma petição para a criação do dia nacional do pai.
O dia do pai foi comemorado pela primeira vez em 1910 em Spokane, Washington, mas foi em 1972 que o presidente Richard Nixon oficializou o dia do pai na lei americana, passando a celebrar-se sempre ao terceiro domingo de Junho.
Este dia foi então adoptado por muitos outros países, com a variação da data. Portugal escolheu o dia 19 de Março – Dia de S. José, para homenagear os pais portugueses".


Para comemorarmos este dia, sugerimos que façam este bolo com os pais:

Bolo «Amor de Pai»
Ingredientes
Tempo ------------------------------- o mais possível

Amor --------------------------------- infinito

Carinho ----------------------------- muito

Beijos e abraços ---------------- quantos mais melhor

Paciência -------------------------- quilos

Autoridade e firmeza ---------- quanto baste


Numa tigela bem funda, misture todos os ingredientes, envolvendo-os com muito cuidado, sem bater. Deite-os numa forma untada, com o formato de coração e leve ao forno.
Esta receita é deliciosa, não é enjoativa e pode servir-se quantas vezes quiser…
…que os filhos adoram!...



quarta-feira, 17 de março de 2010

Prevenção Rodoviária

Nunca é demais alertar e sensibilizar os condutores para a importância do uso do cinto de segurança no veículo automóvel. Frequentemente, em caso de acidente grave, o seu uso faz a diferença entre a vida e a morte.
Também é fundamental habituarmos as nossas crianças a sentarem-se, SEMPRE, na cadeira apropriada à sua idade e a usarem o cinto.
Não é por causa das multas que podemos receber; é porque a vida delas é mais importante do que tudo o resto.
Como alguém uma vez me disse: "Mais vale ele chorar de birra uma hora, do que eu chorar a vida inteira".

Este video mostra, de uma forma muito bonita, como o Cinto de Segurança nos prende à vida.


3.º Encontro de Badminton - Série E

Realiza-se hoje, 17/03/2010, o 3.º Encontro de Badminton, série E, na nossa escola sede de agrupamento. Nesta actividade desportiva, no âmbito do Desporto Escolar, participam o Agrupamento de escolas de SPA, a EB2,3 de Arganil, o Agrupamento de escolas de Midões e a Escola Secundária de Arganil.







Com o esforço dos assistentes operacionais, Sr. Rui Abreu e Dª Maria José Costa, e dos professores Vasco Carnim e Isabel Pereira (E. F.), foram criadas todas as condições para a realização deste encontro. Assim, foram delineados 4 campos, colocadas cortinas e adquirido o material necessário.
A Junta de freguesia de SPA financiou a aquisição do material utilizado na marcação dos campos.

Agrupamento de Escolas de SPA



Agrupamento de Escolas de Midões


E. B. 2,3 de Arganil


Escola Secundária de Arganil


Os professores de Educação Física agradecem, à direcção do agrupamento, toda a disponibilidade e colaboração que manifestaram.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Visita de estudo a Coimbra


Trabalho feito pelas alunas com a ajuda da professora.

"Na passada sexta - feira, dia 5 de Março, nós fomos a uma visita de estudo a Coimbra juntamente com os alunos do 7.º ano.
O tempo esteve muito feio e choveu o dia todo.
Saímos da escola perto das 9 horas da manhã e começámos a visita pelo Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra. Lá ouvimos explicações sobre sismologia (estudo dos sismos) e observámos vários Sismógrafos (aparelhos que registam os sismos) e sismogramas (registos das ondas sismicas).








Fizémos uma experiência muito engraçada; um grupo de alunos saltou várias vezes, com força, e verificámos que o sismógrafo registava esses saltos com oscilações. Foi como se provocássemos um sismo (a brincar, claro).





Seguidamente fomos visitar o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, que fica em Santa Clara.
Lá aprendemos várias coisas sobre o Sol e vimos um Espectroheliógrafo que é um aparelho muito grande que serve para ver o Sol, tirar-lhe fotografias e estudá-lo.
Também vimos dois filmes; um sobre a Astronomia e outro sobre o Sol.








Entretanto chegou a hora de almoçarmos, mas a chuva não parava e não podíamos fazer o desejado pic-nic.
A opção de recurso foi irmos todos para o Coimbra Shopping e por lá tivemos de comer.

À tarde fomos visitar o Exploratório de Coimbra "Exploratório D. Henrique".
Pudemos fazer várias experiências, fomos ver o planetário onde nos mostraram e explicaram muitas coisas sobre o céu, as estrelas, as constelações, etc....







Ao terminarmos a visita ao Exploratório eram horas do regresso à escola, sempre com a chuva a fazer companhia."

"Foi um dia muito bonito e aprendemos muitas coisas " (Aluna V.F.)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Noticia das Beiras On line

No dia 11 de Fevereiro os alunos do clube de Jornalismo da E.B. I. de SPA visitaram o Diário "As Beiras" acompanhados pelo Professor António Calhau.
Na sua edição TV, o referido jornal publicou uma notíca sobre esta visita. Podem ver aqui.

Consequências do temporal

O temporal que ocorreu no sábado passado também fez estragos na sede do agrupamento. Hoje, quando chegámos à escola, verificámos que havia 4 árvores partidas e um candeeiro que partiu em consequência da queda de uma árvore.
Hoje começa o mês de Março. Todos desejamos que o tempo melhore e que a Primavera chegue rapidamente.







quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dia Internacional do Asperger

Assinala-se hoje o Dia do Síndrome de Asperger,  perturbação que se caracteriza por:
 Interacção ingénua, inadequada e unilateral;

 Capacidade reduzida (ou mesmo ausente) para estabelecer amizades ou esta é processada de forma particular (mais no sentido de quererem agradar);

 Discurso muito formal e repetitivo (muitas das vezes fora do contexto);

 Comunicação não verbal pobre;

 Interesse consistente por determinado assunto;

 Fraca coordenação motora e posturas corporais estranhas ou desajeitadas.
 
Os portadores desta perturbação são, frequentemente, incompreendidos por colegas, professores e familiares devido às suas dificuldades de relacionamento social.
 
 
 

Na coluna da direita encontra mais informação sobre esta temática, nomeadamente no separador Perturbações do Espectro do Autismo, da qual salientamos a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, cujo link está aqui.

Relatório sobre a Educação Especial - Fenprof

Ontem, dia 17 de Fevereiro, foi divulgado um relatório sobre a Educação Especial pela Fenprof. Este estudo foi feito com base num inquérito efectuado em 424 agrupamentos de todas as direcções regionais de educação, constituindo esta amostra 55.2% dos agrupamentos de escolas existentes.
O relatório alerta para várias situações que ocorrem neste sector como a redução do número de alunos abrangidos pela educação especial em resultado da utilização da C.I.F., a falta de docentes especializados em educação especial, a carência de técnicos como psicólogos, terapeutas, auxiliares, etc.

Imagem: www.mt.gov.br


Pode consultar o relatório aqui  (Google docs).

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dia Internacional da Criança com Cancro


Assinala-se hoje o Dia Internacional da Criança com Cancro. Segundo especialistas, os tipos de tumores mais frequentes nas crianças são as leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central, que representam 65% dos casos. As taxas de sobrevivência tem vindo a melhorar e são bastantes animadoras.
Para assinalar esta data, a Associação Acreditar lança o livro "Fim do Tratamento. O que acontece a seguir?" para ajudar os pais de crianças vítimas de cancro a retomar uma vida normal após o tratamento.
Link para a Associação Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro)

Relativamente às necessidades educativas especiais das crianças com cancro, a legislação contempla alguns apoios. A Lei 71/2009, de 6 de Agosto, define a protecção a crianças e jovens com doença oncológica e estabelece, no 11.º artigo, o Apoio Especial Educativo a prestar.
Consultar a Lei aqui

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Parabéns Paula

Hoje a Professora Paula Pires faz anos e nós não nos esquecemos.


Paula
Todos te desejamos um feliz dia de aniversário e te enviamos montanhas (das grandes, tipo Evereste) de beijinhos.

We love you.



Desculpa mas "roubei" esta foto do teu facebook.